Lula está sendo investigado em Portugal por suborno de mais de 2 milhões de euros da Portugal Telecom

A denúncia do publicitário Marcos Valério de que o PT recebeu 2,6 milhões de euros da Portugal Telecom começou a ser investigada pelo Ministério Público de Portugal. Segundo a imprensa daquele país, o ex-presidente da telefônica Miguel Horta e Costa prestou depoimento no último dia 9 no Departamento Central de Investigação e Ação Penal. O depoimento foi solicitado pela Polícia Federal brasileira por meio de carta rogatória, mas as autoridades portuguesas resolveram abrir uma investigação local contra Costa por corrupção no comércio internacional.

No Brasil, o caso tramita em um inquérito da Polícia Federal mantido em segredo. O depoimento foi pedido em outubro do ano passado. Os policiais já teriam recebido as declarações do português, mas não divulgaram o material. O caso começou a ser investigado em 2012, depois que Marcos Valério, condenado por operar o esquema do mensalão, denunciou o pagamento feito ao PT durante o governo Lula. Em troca, a Portugal Telecom obteria facilidade na compra da Telemig.

Segundo Valério, a propina foi negociada entre Costa e o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. De acordo com Valério, o dinheiro foi transferido por meio de uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, a publicitários brasileiros que trabalharam em campanhas eleitorais do PT. Valério disse que uma viagem que ele fez em companhia do advogado Rogério Tolentino e o ex-secretário do PTB Emerson Palmiere a Portugal, em 2005, foi parte da negociação para o pagamento.

A oposição vai encaminhar requerimento de informações ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e tentar aprovar no Senado a criação de uma comissão externa para ter acesso ao processo aberto em Portugal. Ontem líder da minoria na Câmara e senador eleito Ronaldo Caiado (DEM-GO) anunciou que vai requerer ao Ministério Público brasileiro acesso às respostas dadas por Costa.

— Nós vamos agir em duas frentes para saber se há previsão de ouvir o ex-presidente Lula aqui. Primeiro vou solicitar ao procurador Rodrigo Janot o envio de informações sobre o depoimento do ex-executivo da Portugal Telecom. Se ele não teve acesso ao processo que corre em Portugal, então nós vamos propor a criação de uma comissão externa do Senado para ir lá acompanhar o processo. Se o ministro Janot já estiver de posse dessas informações e der conhecimento ao Senado, não há necessidade de irmos lá — explicou Caiado.

O presidente e líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN), acredita que, nessa investigação, Lula pode ser incriminado.

— A providência de requerer o depoimento do senhor Miguel Horta é o primeiro e fundamental passo. Se o processo não anda aqui, pode andar lá. Portugal e Espanha estão dando especialíssima atenção a investigações de crimes do colarinho branco envolvendo políticos. Se há conexão com o PT e Lula, aqui, vai ter desdobramentos. Lula pode acabar sendo apanhado por uma circunstância secundária ao mensalão — afirmou Agripino Maia.

Logo após as eleições do ano passado, em dezembro, Lula foi ouvido como testemunha em um dos dois novos inquéritos abertos para investigar as denúncias de suposto envolvimento do PT e de Lula no mensalão. Segundo a revista Época noticiou, na noite do dia 03 de dezembro Lula recebeu na pista do Aeroporto de Congonhas a carta precatória assinada pelo delegado federal Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho, chefe da área de repressão a crimes financeiros e desvio de recursos públicos em São Paulo. O depoimento aconteceu no dia 09 de dezembro.

Procurado para falar sobre o andamento da investigação em Portugal e da ação da oposição, ele respondeu, pela assessoria, que não tem novidades.

— É a mesma do Marcos Valério, de 2012, não? Sem novidades. Falou disso na época para a Imprensa — respondeu ontem a assessoria do ex-presidente Lula.

Fonte

5 respostas em “Lula está sendo investigado em Portugal por suborno de mais de 2 milhões de euros da Portugal Telecom

  1. O mais curioso é que o LULA, participa de tudo e nunca sabe de nada, o que deve ser verdadeiro, visto que , se formos analisar, pelo que ele fez no seu governo, realmente, chegaremos a paradoxal conclusão de que ele, não só não sabe de nada, como nada fez para impedir, já que nem trabalhando estava.
    Agora, se formos considerar a quantidade de horas no ar do AEROLULA OFICIAL DO GOVERNO BRASILEIRO, durante o seu desgoverno, verificaremos o quanto ele viajou, pelo mundo afora, para se fazer o que, ninguém sabe, nem ELE.
    Como já disse o próprio presidente do PT se referindo ao LULA, quando disse que o mesmo é o MACUNAÍMA BRASILEIRO, HERÓI SEM CARÁCTER.
    O mais impressionante de tudo, trata-se da quantidade de casos, denúncias e mais denúncias de todos os tipos e espécies de CORRUPÇÃO, que pipocam no nosso cotidiano, uma após a outra, numa velocidade e valores exorbitantes, sendo desviados pelos ralos do poder, onde devem se encontrar também a nossa ÁGUA PRECIOSA, que pode, perfeitamente, estar sendo desviada pelo LULA NA TRANSPOSIÇÃO DO RIO DA CORRUPÇÃO PARA SEU FARTURENTO BOLSO E DE SEUS COMPARSAS.
    Vou parar por aqui e agora, pois não quero ficar me indignando com estes seres trevosos do poder brasileiro, os CHAMADOS VAMPIROS ENERGÉTICOS DO PALÁCIO, com todos os bobos da corte juntos. O que está acontecendo com o povo brasileiro é, nada mais, nada menos ,que UMA GIGANTESCA CRISE DE CONFIANÇA, visto que, quando vou fazer uma opção na MEGA SENA, JÁ FICO LOGO PENSANDO NA POSSIBILIDADE DE O LULA JÁ TER ARRUMADO UM GANHADOR, ENTENDEM?
    Ou alguém acha que isso não pode ocorrer? É bom nunca duvidar deste governo, mesmo diante de tantos questionamentos, não é mesmo? ROUBAR JÁ SE TORNOU A MARCA REGISTRADA DO PT, PMDB, PP E SEUS ALIADOS.
    Namastê.

  2. No mais, se o LULA e a DILMA, tiveram a coragem de inventar um CÃNCER para que o povo tivesse pena deles nas eleições, o que de mais, ou de menos, poderemos esperar desta dupla muitíssimo dinâmica? TUDO…, OU NADA? É, OU NÃO É, O FIM DA PICADA?
    Vale dizer e lembrar que mesmo fazendo quimioterapia, não foi o suficiente para derrubar o BIGODE DO CABRA.
    E O OLHA QUE ELE CONTINUARÁ SEM SABER DE NADA ATÉ O FIM .
    Namastê.

  3. No mais , só nos resta INDIGNARMOS e nada podermos fazer para mudar este CARMA COLETIVO BRASILEIRO e suas inevitáveis consequências.
    Namastê e se mandar calar, mais eu falo.

  4. Como pode o nome do LULA E O DA DILMA, não serem sequer mencionados?
    Afinal, há quem serve todo o esquemão miontado por PT, PMDB E PP?O dinheiro não era desviado para pagamentos dos deputados?
    Então, porque ficaram de fora? Tudo soa muito suspeito, ou não?

  5. Irmãos, brasileiros, não fuja da luta por dias melhores.
    TUDO O QUE TEMOS QUE FAZER NO DIA 15 E EM TODOS OS DIAS, É BATER PANELA COM VONTADE.
    ARRIBA BRASIL COM MUITA CONSCIÊNCIA E NADA DE VIOLÊNCIA, SÓ ARGUMENTO E MIOVIMENTO EM PROL DE UM PAÍS MELHOR DE SE VIVER.
    Namastê.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s