Construindo a encenação de “protestos” antigoverno na Venezuela

Muitas fotos que circulam nas redes sociais são, na verdade, tiradas de outros protestos pelo mundo.

A política polarizada da Venezuela está novamente na mídia com manifestações pró e antigoverno e, até agora, quatro mortos: um apoiador do governo; um manifestante da oposição; um policial; e um de origem incerta.

Mas a imprensa internacional está noticiando tudo como se fosse evidência de uma repressão sangrenta do governo.

Sem querer ser repetitivo, pelo menos muito, mas esta crise fabricada é uma reedição. Alguém se lembra das manifestações/contramanifestações no Palácio Miraflores em 2002, a preparação para um golpe de vida curta contra Hugo Chávez?

Houve 19 fatalidades naquele dia. Sete dos mortos estavam na manifestação pró-Chávez; sete na manifestação anti-Chávez; e cinco eram espectadores não-partidários. Houve também um total de 69 feridos, naquele dia. 38 na manifestação pró-Chávez, 17 na manifestação da oposição, e 14 eram repórteres ou passantes.

Tudo isso foi atribuído como culpa do Chávez, pela oposição e pela maioria da imprensa internacional. Supostamente ele teria ordenado aos militares e a capatazes pró-Chavez não identificados que atirassem contra os manifestantes opositores. Como nos tumultos atuais, parece que o lado do governo tem uma mira péssima.

Parece não haver nem sinal de objetividade da imprensa internacional no que se refere à Venezuela. O país é uma dura ameaça à ordem hegemônica, caracterizada hoje por Estados Latino-Americanos domesticados, emergendo de ditaduras militares apoiadas pelos EUA, e aceitando políticas econômicas neoliberais como bons meninos e boas meninas. Com petróleo suficiente para dizer Não a tudo isso, a Venezuela criou sua própria parceria contra-hegemônica, a ALBA-TCP. E, domesticamente, enquanto só se ouve falar de falta de papel higiênico e inflação, está havendo avanços substanciais em várias frentes há vários anos – uma nítida redução na extrema pobreza, grandes avanços na educação, redução da mortalidade infantil, e passos rápidos tem sido dados na direção da igualdade de gênero, saúde materna e proteção ao meio ambiente.

Você não lerá muito sobre isso na grande mídia internacional.

Em vez disso, ouviremos falar sobre queixas da oposição de todos os tipos, e veremos imagens circulando no Twitter e destacadas por grandes veículos como a CNN.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-1

Aqui vemos policiais brutais, com belos chapéus e golas de pele para se proteger do frio de 24º C de Caracas, acredito.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-2

E policiais da Bulgária fazendo uma visitinha.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-3

E um acidente. Mas a vítima era um manifestante chavista, e a foto foi tirada no ano passado.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-4

Aqui, uma foto tirada na Argentina, que foi republicada.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-5

E uma foto do Chile.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-6

Aqui, um cara azarado: foi baleado em Abril e depois no mesmíssimo lugar, durante os protestos atuais.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-7

Esta é icônica!! Mas a CNN teve de admitir que a foto foi originalmente tirada em Cingapura.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-8

Aqui, uma da Grécia.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-9

Aqui, um roubo sem-vergonha de uma foto do Egito, que ficou famosa durante a Primavera Árabe.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-10

Aqui, uma foto de cortar o coração mostra bebês em cestos de lavanderia, com a pergunta: “Que tipo de revolução é esta?”. Mas a foto é de Honduras.

Fake-Venezuela-Protest-Photo-11

Aqui, minha favorita: uma procissão religiosa, encarnada como protesto antigoverno.

As mídias sociais, que viralizam esse tipo de coisa e até atraem a grande mídia como a CNN, também são os meios pelos quais os farsantes são rapidamente desmascarados. Os leitores estão convidados a contribuir com mais links sobre esta cavalgada internacional de protestos antigoverno e de brutalidade, na terra do faz de conta chamada Venezuela.

Fonte: Global Research

12 respostas em “Construindo a encenação de “protestos” antigoverno na Venezuela

  1. Percebi uma ideologia esquerdista clara nesse post. Isso responde à uma pergunta que já ia fazer, sobre os motivos para não mostrar, aqui, as mutretagens feitas pelo PT com o dinheiro público. Sendo mais específico, sobre o empréstimo de dinheiro do BNDES feito à Cuba, e classificado como secreto, sem passar por votação nas Câmaras.

    • Olá, AccountKiller,

      entendo seu ponto de vista, mas mostrar as manipulações nas imagens que retratam os protestos na Venezuela não é a mesma coisa que apoiar o PT, os chavistas ou qualquer coisa parecida. Apesar de concordar que isso deixa margem a essa interpretação.

      O post em nenhum momento apoia nenhum dos lados, apenas a verdade, repudiando a utilização de imagens de outros protestos para defender qualquer um dos lados. No caso, as imagens encontradas são utilizadas pela oposição. Agradeço se tiver exemplos que mostrem o contrário e publicarei com prazer.

      Este blog é totalmente apartidário, caso contrário, não conseguiria ser imparcial. Há tempos venho esboçando posts que criticam, sim, o PT e sua política de emprestar dinheiro para Cuba e países africanos, enquanto há tanta coisa para ser feita aqui. Pouquíssimo do que foi prometido foi cumprido, a construção civil parou, nossos portos estão sucateados. Fico me perguntando se esse dinheiro não há de voltar para o PT de alguma forma, talvez por meio das próprias empreiteiras, certo? Espero conseguir tempo para escrever sobre isso, mas desde já agradeço por seu comentário.

      Abraços.

  2. O Lula é , nada menos, que o maior e mais devastador CÂNCER da história do BRASIL.Pena que o POVO brasileiro seja tão inconsciente, talvez até mais do que os próprios políticos. Namastê.

  3. 4 perigos iminentes:

    1- o Marco Civil da Internet, está para ser votado amanhã ou depois:
    VÍDEOS: http://conspiratio3.blogspot.com.br/2014/03/nao-ao-marco-civil-da-internet-links.html

    2- GREVE da polícia desencadeando conflitos bem semelhantes ao que ARMARAM na Argentina, final do ano passado, com crise de abastecimento de água e luz, saques, criminalidade á solta, ataques á propriedade privada e ao estado de direito: 19/12/2013:
    RELATO DA REALIDADE ARGENTINA E AS RELAÇÕES COM O BRASIL

    3- PEC 57 DESMILITARIZAÇÃO da PM, que passa o controle de um exército de 500 mil homens para as mãos do PT, e está associada com o problema anterior, de algum modo. Ainda não tive tempo de verificar.
    http://conspiratio3.blogspot.com.br/2014/04/a-pec-51-do-pt-e-instauracao-do.html

    4 – REFORMA POLÍTICA nas mãos das raposas petistas:

  4. Oi, se vc quer uma opinião de primeira mão, que tem contato direto com as fontes latinas, essa é Graça Salgueiro. Ela pode te responder na hora do seu programa na rádio vox. Ela tb tem um blog NOTA LATINA. E se existem montagens divulgadas na web, deve ser obra deliberada para desacreditar, desinformação.

  5. O lula, a Dilma e a tropa de choque do PT, formam hoje a QUADRILHA MAIS ORGANIZADA DO PLANETA, com denúncias de corrupção explícitas todos os dias nos noticiários. Aliás, com tentáculos em vários países, em especial, na VENEZUELA E CUBA, enfim, esta METÁSTASE, já se espalhou pelo planeta inteiro. Precisamos dar um basta nisso tudo, como, eu ainda não sei, mas, com toda certeza, não será pelos próprios políticos jamais e sim, ATRAVÉS DO VOTO CONSCIENTE, que também pode ser, perfeitamente, burlável PELO NOSSO DESCONFIADO SISTEMA ELEITORAL. Basta dizer que uma URNA pode ser infectada com virus, muito mais do que o meu PC e isso é um fato que pode estar beneficiando os mandatários do país por meio do burlamento e facilidade em se-las, AS URNAS.Infelizmente, com PT E SEUS ALIADOS, TÁ DIFÍCIL MUDAR . Namastê.
    ESTAMOS TODOS REFÉNS DESTA CORJA.

  6. ATÉ QUANDO? A diferença entre o LULA E O MALUF é que um roubou SÓ E O LULA MONTOU UMA QUADRILHA.Não vislumbro outra diferença. MANIFESTAÇÕES NA COPA JÁ.

  7. CENSURA NA INTERNET É O FIM DA PICADA.É A TAL LIBERDADE VIGIADA, DITADURA MESMO, DAQUELES QUE SE DIZEM VÍTIMAS DESTE SISTEMA,QUE HOJE PREGAM, COMO SE NÃO FOSSE. ESTE DESGOVERNO PRECISA TER UM FIM E NÃO , A INTERNET.

  8. Vale dizer que não pertenço a nenhum partido político, sendo a minha bandeira, A DO BEM ESTAR SOCIAL QUE SE ENCONTRA ASFIXIADA PELO ATUAL SISTEMA QUE O PT E SEUS ALIADOS IMPLANTARAM NO PAÍS. SOU DA PAZ, DO AMOR E DO POVO, PARA O POVO, SEMPRE, AQUI E AGORA. CHEGOU A HORA DA GRANDE MUDANÇA, ENFIM.
    Namastê e CONSCIÊNCIA HÁ TODOS. Vamos derrota-los sem nenhuma ANARQUIA E SIM , POR ARGUMENTOS MANIFESTOS, PUBLICAMENTE, E AS CLARAS.

  9. Estive lendo neste blog uma matéria falando sobre cânceres em presidentes. O que posso dizer é que em, pelo menos dois casos, ou sejam, LULA E DILMA, o caráter dos mesmos foram o de se fazerem -se de vítimas ao povo, já que o brasileiro só é solidário no câncer, como nos dizia sempre o saudoso NELSON RODRIGUES. Um dos motivos que levaram-me há tal conclusão é o fato de os dois terem feito quimioterapia e no caso específico do LULA, o que me chamou a atenção, foi o fato de ter caído tudo , menos o SAFADO BIGODE, o que pareceu-me bem , diríamos, suspeito. Vale sempre lembrar que o LULA nunca sabe de nada, o que seria conveniente nem perguntar ao mesmo, não é verdade? O que posso sugerir há DILMA, É PARA ELA FICAR BEM ESPERTA, SENÃO O LULA PODERÁ APLICAR-LHE MAIS UM GOLPE, O DA PESQUISA ELEITORAL, JÁ QUE ELA ESTÁ CAINDO E NÃO O BIGODE DO CARA DE PAU, QUE EMBORA NUNCA SAIBA DE NADA, SEMPRE SE ENVOLVE COM TODOS E TUDO. Este LULA é mesmo uma piada, DE PÉSSIMO GOSTO, POR SINAL.. Namastê.

  10. Se a Dilma cair mais nas pesquisas, quem aparecerá para salvar a PÁTRIA DO PT? Nada menos, que o CHEFÃO DA QUADRILHA que tem muito mais de 40 ALIADOS QUASE TODOS NO PODER. Namastê.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s