Relatório acusa ONU de levar cólera para o Haiti

De acordo com instituto, Nações Unidas contaminaram rio no Haiti; organização não quis comentar processo

Vítimas de cólera no Haiti entraram nesta quarta-feira (09/10) com um processo na Justiça Federal de Nova York em que acusam a ONU de provocar a epidemia da doença no país em 2010.

O anúncio foi feito pelos advogados do Instituto para a Justiça e Democracia do Haiti (IJDH). Eles alegam que, desde outubro de 2010, quando a ONU “contaminou o principal rio do Haiti com dejetos humanos infectados com cólera, a doença matou mais de 8.300 pessoas, deixou mais de 650 mil doentes e continua a matar cerca de 1.000 haitianos por ano”.

Fonte: Opera Mundi

Fonte: Opera Mundi

O processo, afirma o instituto, detalha “extensas evidências de que a ONU sabia ou deveria saber que suas temerárias práticas sanitárias e de descarte de dejetos configuraram um alto de risco de danos para a população”. A ação, em nome de cinco haitianos e americo-haitianos, pede reparação por danos pessoais, emocionais, perda (da possibilidade) de uso de propriedade e de recursos naturais, entre outros.

Setores sociais e políticos do Haiti sustentam que a epidemia foi originada pelo vazamento de resíduos fecais contaminados do contingente nepalês da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

Trata-se de uma possibilidade que admitida por vários estudos técnicos, mas negada repetidamente pela ONU. A organização, apesar do processo, reforçou seu compromisso de colaborar com as autoridades haitianas para eliminar a doença no país.

O porta-voz das Nações Unidas, Farhan Haq, não quis comentar a denúncia e somente confirmou que “há um processo legal em andamento”, mas que a ONU “não costuma falar em público de processos contra a organização”. Ele insistiu que a organização “trabalhou e continuará trabalhando” com o governo haitiano para fornecer tratamento, melhorar as infraestruturas de água e saneamento e fortalecer a prevenção da doença.

Fonte: Opera Mundi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s