Sobre a indicação de Snowden para o Nobel da Paz

O whistleblower Edward Snowden, conhecido – e procurado – por contar ao mundo sobre o programa de espionagem americano, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em um verdadeiro tapa na cara de Washington. Mas não é só isso. Stefan Svallfors, o professor que o indicou, disse que premiar Snowden seria uma forma de corrigir o erro que o comitê cometeu ao entregar o prêmio a Barack Obama.

Svallfors escreveu que “Edward Snowden – em um esforço heróico a um grande custo pessoal – revelou a existência e a extensão da espionagem. (…) Revelando este programa de monitoramento – conduzido em contravenção a leis nacionais e acordos internacionais – Edward Snowden ajudou a deixar o mundo um pouco melhor e mais seguro”.

Ainda não se sabe se Snowden vai concorrer ao Nobel desse ano ou do ano que vem. Acredito que os outros indicados também são merecedores do prêmio, mas premiar o Snowden seria um acerto no momento atual, dada a amplitude e as implicações da divulgação de seu caso. Mais que um prêmio, seria o mundo (ou parte dele) questionando publicamente os EUA, seus interesses e ações. Seria mostrar que os EUA não são mais os donos da verdade.

Uma resposta em “Sobre a indicação de Snowden para o Nobel da Paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s