Conspiração de grandes bancos pode estar na raiz da crise de 2008

Big banks, sempre eles!! O fato é que a Comissão Europeia está investigando uma possível conspiração entre 13 grandes bancos, que teria colaborado para a grande crise global de 2008.

Na segunda passada, a Comissão afirmou que enviou uma Comunicação de Objeções ao Bank of America Merrill Lynch (BAC), Barclays (BARC), Bear Stearns, BNP Paribas (BNP), Citigroup (C), Credit Suisse (CS), Deutsche Bank (DB), Goldman Sachs (GS), HSBC (HBC), JP Morgan (JPM), Morgan Stanley (MS), Royal Bank of Scotland (RBS), UBS (UBS), bem como ao International Swaps and Derivatives Association (ISDA) e o provedor de serviços de dados Markit. Essas instituições seriam acusadas de excluir a concorrência e controlar o trilionário mercado de derivativos em benefício próprio, entre 2006 e 2009. Elas seriam, ainda, cúmplices de manter o castelo de cartas em segredo.

Caso a Comissão conclua que houve realmente uma infração, vamos ver até onde vai o poder dos bancos. Entre serem impedidos de operar e pagarem uma multa de 10% do volume anual de negócios, acredito que a multa tem mais chances.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s