Gravíssimo: o verdadeiro objetivo para a construção de Belo Monte pode ser o ouro da região.

Sim, é isso mesmo. O fato é que existe uma empresa canadense, chamada Belo Sun Mining Corporation, que está desenvolvendo o maior projeto de exploração de ouro do Brasil. Onde? Na Volta Grande do Xingu, a exatos 15 km da construção da Usina de Belo Monte.

Vamos às nossas pesquisas. A Belo Sun é uma empresa com ações na bolsa canadense. Ela se chamava Verena Minerals, antes de mudar o nome para Belo Sun. Esta Belo Sun pertence a um banco mercantil chamado Forbes&Manhattan. Olha que curioso: o criador desse grupo, Stan Barthi, é amigo pessoal do Eike Batista. Eike inclusive já participou de alguns fóruns de sua empresa, como podemos ver aqui, e trouxe o modelo de negócios da Forbes&Manhattan para o Brasil anos atrás. E ela está explorando ouro na mesma região que Eike explorou entre 1980 e 1990. Por isso, ele está sendo visto como um potencial investidor nas ações da empresa (ele pode lucrar muito depois que o ouro começar a ser explorado). Aqui, mais abaixo no artigo, podemos ver que a Belo Sun também estaria interessada em diamantes da região.

E o que isso tudo tem a ver com a Usina de Belo Monte? Há desconfianças de que a Usina poderia estar sendo construída para fornecer energia à mineradora na exploração do ouro de Volta Grande. Aqui podemos ler o Relatório de Impacto Ambiental do Projeto Volta Grande (este projeto de extração de ouro). Há um trecho que chama bastante atenção: na página 6, quando explicam quais fontes de energia serão utilizadas, dizem que para a implantação do projeto, utilizarão geradores instalados e, depois, quando a coisa começar de verdade, utilizarão a energia de Belo Monte.

“O fornecimento de energia elétrica, a princípio, será feito por meio de geradores instalados no canteiro de obra, para atender a demanda necessária para a implantação do projeto. Serão adquiridos grupos geradores a diesel de 550 KVA e de 250 KVA para suprir toda a demanda inicial de energia elétrica do empreendimento. Até que seja instalada a linha de transmissão prevista (derivação da subestação de Altamira ou da UHE Belo Monte, em 138 KVA), os conjuntos geradores ficarão dispostos próximos às áreas de demanda, núcleos de alojamentos e áreas administrativas e de apoio operacional.”

O que corrobora a teoria de que a usina seria construída para atender à demanda das mineradoras. Isso está escrito no Relatório de Impacto Ambiental do projeto. E falando em impacto ambiental, podemos ler que há riscos gravíssimos para a região:

– perda de espécimes da flora
– alteração do metabolismo vegetal pela deposição de material particulado na face superior das folhas
– afugentamento e perturbações da fauna
– alterações populacionais de espécies vetores
– alterações na dinâmica ecológica da fauna edáfica
– perda de habitats aquáticos
– impactos na alteração do modo de vida da população e das formas de apropriação e do uso da terra
– destruição, parcial ou total, do patrimônio arqueológico

E por aí vai. Resta saber até que ponto vamos conseguir passar essa informação para a frente e abrir os olhos dos brasileiros.

8 respostas em “Gravíssimo: o verdadeiro objetivo para a construção de Belo Monte pode ser o ouro da região.

  1. o que estão fazendo com o único bem que nos resta é uma sacanagem, um verdadeiro desrespeito para com a população. não podemos usufruir do que é nosso, é precisos vir gente estranha desfrutar da nossa riqueza. acorda povo brasileiro.

  2. Sou a favor do progresso, até o ponto que este progresso não desfaleça o povo brasileiro!!!
    Onde está os direitos dos Agricultores da Região? Alguel consegue imaginar a quantidade de sonhos pisoteados e não vistos? Aos que sonhavam com o futuro dos seus filhos, eles serão garantidos?

  3. Alguma coisa esta fora da ordem… Quando a natureza destrói a construção do homem, chamam de catástrofe. Quando o homem destrói a natureza, chamam de progresso.
    Exploração de ouro na amazônia brasileira por uma empresa canadense, não me parece progresso. O ônus é da população brasileira, mas e o bônus? Ha tem o imposto da exploração e da exportação do ouro.. quanto desse imposto é revertido em serviços para o povo? quanto de fato é pago deste imposto devido? e mesmo que seja pago, ele compensa o dano causado? Quanto se beneficiam com o lucro da exploração do bem comum, e quanto serão prejudicados?

    • Concordo, Raul. E adorei a sua frase “Quando a natureza destrói a construção do homem, chamam de catástrofe. Quando o homem destrói a natureza, chamam de progresso.”

  4. Pelo jeito, a roubalheira continua desde o tempo da colonização, só mudando o estrangeiro. Aliás, não só o ouro, mas a fauna, a flora, a água, enfim, estão levando embora tudo o que temos de precioso, só nos restando ter que conviver com PT, LULA, DILMA, sendo tal convivência, muito mais temerária e desagradável do que qualquer coisa que conhecemos. É um absurdo e um nojo o que vem ocorrendo neste país, principalmente, com os políticos, cada vez mais safados. Namastê.

    • Olá, Maria,

      não somente nossos bens mais preciosos, como nossas terras estão ficando nas mãos estrangeiras, a partir, principalmente, do governo de FHC e com continuação nos governos petistas seguintes. Hoje em dia, há territórios brasileiros no meio de matas e florestas controlados por estrangeiros, sendo esse um problema ainda desconhecido pela população.

      Obrigada por seu comentário,
      Abraços

      • Pois é Carla, a AMAZÔNIA não é mais nossa e sim, multinacional pela BIO PIRATARIA já implantada em nossa floresta SAGRADA PELA PRÓPRIA NATUREZA. Carla, você já ouviu falar das ANTENAS H.A.A.R.P.?Pois é, inúmeras delas já se encontram pela floresta afora.Tais antenas TAMBÉM SÃO COISAS DOS AMERICANOS SECRETOS, como o são tudo o que aqui vivenciamos por um longo período que, felizmente, se encerrou, mas ainda permanece entre nós, não por muito tempo mais, aliás, tudo é uma questão de tempo, pouco tempo, aliás. Namastê.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s