Coincidências sobre Elenin

O assunto Elenin deu uma esfriada. Mas, um tempo atrás, estive fazendo uma pesquisinha e achei algumas coisas interessantes que pensei em compartilhar.
Brian Marsden foi um importantíssimo astrônomo americano/britânico que morreu em 18 de novembro de 2010. Desde 1978, era o diretor do Centro de Planetas Menores da SAO localizado em Cambridge, em Massachusetts, organização oficial responsável pela coleta de dados de observação de planetas pequenos (asteróides) e cometas.
Pois bem, segundo fontes, Brian Marsden teria sido assassinado por querer revelar dados sobre a real trajetória e tamanho do cometa Elenin. A causa da morte teria sido encefalomielite aguda disseminada, doença raríssima que já teria sido usada como arma pela CIA. Fui checar se a causa procedia, mas encontrei uma confusão de informações. Na verdade, é dificílimo encontrar qualquer informação sobre a causa da morte de Brian.


Bem, essa parte está difícil de confirmar. Mas vamos às coincidências que, sim, foram confirmadas: Brian Marsden foi consultor científico do filme Impacto Profundo. Muitos já devem ter lido sobre as coincidências entre o cometa do filme e Elenin. Duas reportagens, do Washington Post e do New York Times, mostram que Elenin já era conhecido desde 1983, mas simplesmente deixaram de falar sobre ele.

Em uma carta criticando o roteiro do filme do qual foi consultor, Brian diz que é quase impossível um astrônomo independente descobrir um cometa sozinho, sem que outros também não tenham descoberto (lembram-se de como Elenin foi descoberto? Por um astrônomo amador russo):
“Então, dado ao muito improvável fato que Wolf (e não centenas de outras pessoas ao redor do mundo) tenha descoberto independentemente o cometa (…) E ninguém mais reportou nenhuma observação deste brilhante cometa ao CBAT ou aos jornais até o anúncio de Freeman um ano após a morte de Wolf?
Ele ainda fala sobre a preocupação do roteirista com Near Earth Objects e a necessidade de mais investimento nessas pesquisas:
“Rubin ainda se preocupa profundamente sobre a causa NEO e espera que o aparecimento de “Impacto Profundo” promova uma oportunidade ideal para ganhar apoio para programas de pesquisa NEO ao redor do mundo. Ele está feliz por fazer estes pensamentos serem conhecidos. Quanto a mim, eu achei que a melhor parte do filme foram a aterrissagem e atividades no núcleo do cometa – apesar da súbita liberação de gás exatamente no amanhecer local. De qualquer forma, como nós sabíamos do tamanho e rotação do cometa com tanta precisão?”
Você pode ler esta carta aqui.
Em 1998, Brian Marsden causou um rebuliço na mídia ao dizer que o asteróide 1997 XF11 iria colidir com a Terra em 2028. Ele teve que desmentir horas mais tarde. Depois disso, a NASA orientou aos astrônomos para não soar um alarme como esse de novo, mas que se comunicassem entre si. Isso foi no ano de lançamento de Impacto Profundo.

2 respostas em “Coincidências sobre Elenin

  1. Amigo, parabens pelo blog, a matéria é muito interessante.
    Eu tentei achar por mim mesmo a confirmação que o Brian foi consultor do filme e não achei… Vc poderia me indicar?
    Valeu!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s