Algo de podre no reino da Espanha?

Bem sabemos que ontem, 27 de setembro, não houve nenhum terremoto catastrófico em decorrência do alinhamento do cometa Elenin com o Sol e a Terra.

Entretanto, algo que merece muita atenção são os pequenos terremotos que vêm ocorrendo nas Ilhas Canárias, em El Hierro. A ilha está em alerta amarelo devido a milhares de movimentos sísmicos nas últimas semanas, que podem indicar início de atividade vulcânica. Muitas pessoas já foram retiradas de suas casas, veja aqui.

O que pode ocorrer caso um vulcão entre em erupção nas Ilhas Canárias? Bem, há estudos que indicam que uma grande porção de terra pode ser lançada ao mar, provocando tsunamis que chegariam até o nordeste brasileiro.

O fato é que só ontem e hoje já houve 51 terremotos, até agora. Ou seja, a atividade sísmica na região está aumentando. E o que mais surpreende é saber que o USGS (agência federal americana que monitora os sismos globalmente) não está reportando tais movimentos. Entretando, o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo, bem como o Instituto Geográfico Nacional da Espanha, estão sim publicando estes dados. Veja aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s