Líder da União Africana critica a fraude na ONU

http://jornaldeangola.sapo.ao

Fonseca Bengui | Nova Iorque – 23 de Setembro, 2011

Presidente em exercício da União Africana Theodore Obiang Nguema Mbasogo quando discursava na sede das Nações Unidas

Fotografia: AFP

O presidente em exercício da União Africana afirmou na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, que a ONU “está a ser usada fraudulentamente sob o pretexto de intervenções humanitárias para violar os direitos humanos dos povos mais afectados” e condenou o uso da força na resolução dos conflitos.
Ao discursar na quarta-feira na 66ª sessão da Assembleia Geral da ONU, Theodore Obiang Nguema Mbasogo denunciou que África “enfrenta uma nova versão neocolonialista de intervenção de forcas por razões e princípios humanitários e de liberdades democráticas” e pediu ao continente “para fazer valer a União Africana e a sua personalidade politica internacional”.
O também presidente da Guiné Equatorial sublinhou que o uso da força “não é fator de aglutinação mas de divisão e destruição” e que África sempre se manifestou a favor de uma solução pacífica dos conflitos, mediante o diálogo, a mediação e a negociação.
“O uso da força nunca deu uma solução definitiva aos conflitos desde a criação das Nações Unidas, como se pode comprovar pelos diferentes conflitos havidos nos últimos 50 anos”, frisou o líder em exercício da União Africana.
Obiang Nguema defendeu que as Nações Unidas devem dar voz aos menos poderosos e que isso passa pela democratização de todos os seus órgãos. “A Organização das Nações Unidas deve ser reformada e retomar o seu carácter de representatividade mais equitativa e justa diante da actual tendência de se converter num clube de poderosos”, acrescentou Obiang Nguema.
As críticas do presidente da União África surgem na sequência da intervenção aérea da OTAN na Líbia com o respaldo das Nações Unidas e sem que a organização continental fosse tida em conta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s